Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

sexta-feira, 4 de março de 2016

SERPRO: Relato da terceira reunião da Comissão Paritária para a Redução da Jornada


Nos dias 1 e 2 de Março aconteceu a reunião da Comissão Paritária e, mais uma vez, a representação dos trabalhadores cumpriu seu papel de levar experiências de empresas públicas e privadas que reduziram a jornada de trabalho. Nesta mesma reunião foi fechada a ata da segunda reunião ocorrida em 18 de Fevereiro.


CLIQUE AQUI para ver a ata da 2ª reunião

E AQUI para acessar a ata da 3ª reunião da comissão paritária


É possível verificar, pelas atas, que os exemplos de redução de jornada em sua maioria trouxeram avanços para os trabalhadores, para as empresas e também para os serviços públicos prestados à população.
As representações da FNI, por meio dos sindicatos da BA, SC e RS, estão contribuindo na paritária com a convicção da possibilidade de chegarmos a uma proposta de redução de jornada, em bases concretas, para todos os trabalhadores.
Nesta reunião, a representação dos trabalhadores, cumprindo com um dos objetivos da comissão, apresentou um esboço de proposta de redução de jornada para que o conjunto dos trabalhadores e a representação da empresa comecem a refletir sobre os caminhos que poderemos trilhar.


Sobre o esboço de proposta apresentada pelos trabalhadores

Algumas Premissas:
– Um projeto piloto nacional de um ano ainda sem alteração contratual;
– Instituição de uma comissão paritária com o objetivo de acompanhar o projeto e construir um relatório antes do término do prazo estabelecido, a fim de servir como instrumento de avaliação sobre a continuidade do projeto piloto;
– A decisão sobre continuidade do projeto será debatida conjuntamente pela empresa e pela representação dos trabalhadores.


Quando assinávamos a ata, a representação da empresa solicitou um tempo para fazer um registro de que rejeita parte dos objetivos da construção da Paritária. Frente a essa situação, solicitamos que a empresa reflita sobre os compromissos que firmamos na audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho) e que retomemos os debates na próxima reunião, dias 5 e 6 de Abril, com o mesmo clima com que iniciamos os trabalhos desde a primeira reunião da Comissão Paritária.
Os sindicatos que constroem a FNI deverão realizar assembleias nos próximos dias para repassar os relatos aos trabalhadores sobre o andamento dos trabalhos da comissão.


OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário