Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

7ª Plenária Nacional da FNI: Após campanhas "relâmpago" em 2016, vamos nos preparar para uma grande luta em 2017





O final da tarde de sábado e o domingo (dias 10 e 11/12) foram dedicados para as campanhas salariais do SERPRO, da DATAPREV e da BB Tecnologia. No sábado, os representantes do RS, SC, SP, RJ, Brasília, AL, CE e BA fizeram um balanço da campanha salarial de 2016 e, logo depois, dividiram-se em grupos para debater as propostas de pautas de reivindicações a serem levadas para apreciação das assembleias nos estados. O debate dos eixos de campanha e do calendário da campanha salarial aconteceu durante o domingo.

Neste ano, a rapidez no fechamento dos acordos coletivos foi um fato comum que ocorreu às três empresas, mas no SERPRO e na DATAPREV se deveu à iminência do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O que aconteceu em 2016 mostra que quando há vontade política, as direções das empresas resolvem rapidamente e não ficam enrolando a negociação por vários meses, como é feito todos os anos. Mas para 2017, sabemos que as campanhas não serão nada fáceis.




No SERPRO, em 2016 ocorreram 3 mesas: duas de negociação e a 3ª para assinatura do acordo, que foi efetuado na mesma semana em que iam votar o impeachment de Dilma. Nunca antes na história da empresa foi fechado um acordo tão rápido. Os sindicatos da FNI participaram de todas as mesas como sindicatos assistentes.

A campanha salarial foi fechada com o reajuste salarial e dos benefícios pelo IPCA. O susto foi em relação à tentativa de alteração na cláusula da OLT pela direção da empresa, para cercear a organização e a existência de grupos combativos à FENADADOS/ CUT nos estados.





Já a campanha salarial da DATAPREV é a única em que a direção da empresa e a FENADADOS se negaram a permitirem a participação dos sindicatos da FNI nas mesas de negociação. A campanha também foi bastante rápida; ocorreram 3 mesas. Os reajustes salariais e dos benefícios fecharam com o IPCA; as demais cláusulas se mantiveram.

Os trabalhadores concluíram que neste ano a negociação na DATAPREV foi atípica. Também salientaram que os índices de reajuste vêm sendo os mesmos que os repassados pelo SERPRO, mas os trabalhadores da DATAPREV vêm sofrendo uma perda adicional de ganhos devido ao aumento abusivo da parte de contribuição pelos funcionários no plano de saúde/ GEAP.


Na BB Tecnologia, ocorreram 4 mesas de negociação. O sindicato do RS participou das duas últimas mesas e da assinatura do Acordo Coletivo. A proposta da direção da empresa foi aprovada nos estados por 10 a 8; em todas as assembleias tiveram votações com resultados bastante apertados, refletindo que a categoria estava bastante dividida, mesmo com o indicativo nacional de aceitação da proposta da empresa.

A campanha salarial na BB Tecnologia encerrou com um reajuste salarial de 0,5% menor no IPCA; o reajuste no vale refeição ficou um pouco acima da inflação. Foi tirada a 14ª cesta e criou-se uma comissão para estudar o PCCS. A questão do plano de saúde não foi resolvida. A média salarial dos trabalhadores da BB Tecnologia é a menor entre as empresas públicas nacionais de TI.
















Unidade para lutar

As OLTs e os sindicatos da FNI priorizarão a construção da unidade dos trabalhadores e suas representações em todos os níveis, sindicatos, OLTs e federações, para lutar na defesa dos direitos da categoria. Somos conscientes de que os ataques dos empresários e dos governos contra os trabalhadores, em 2017, serão bastante duros e violentos. E precisaremos nos unir com todos os que se colocarem na defesa dos nossos direitos.

Os sindicatos e OLTs que constroem a FNI avaliarão sua participação em fóruns de campanha salarial em que forem convidados, para defender a unidade nas negociações da campanha e nas mobilizações em defesa dos direitos da categoria.










Eixos das Campanhas Salariais definidas na 7ª Plenária Nacional da FNI, que serão levados para apreciação das assembleias dos trabalhadores nos estados: 




# GERAL

- Não às reformas da Previdência e Trabalhista!
- Não às privatizações e ao desmonte das empresas estatais!
- Não às terceirizações!




# EMPRESAS EM COMUM

- Recomposição Salarial
- 6h sem Redução Salarial



# SERPRO

- Fortalecimento no atendimento à saúde
- Em defesa do SERPROS



# DATAPREV

- Não aos aumentos abusivos da GEAP




# BBTS

- Equiparação com isenção total no plano de saúde
- PCCS com garantia de ascensão funcional e salarial






Calendário da Campanha Salarial


# 23 a 31 de Janeiro de 2017: Assembleias nos estados para debater e aprovar as pautas de reivindicações e os calendários de mobilização

# 9 de Março de 2017: Entrega das pautas às empresas SERPRO e DATAPREV

# Construção de uma plenária nacional das OLTs para primeira quinzena de Maio













OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário