Componentes da Frente

FNI - Frente Nacional dos Trabalhadores em Informática {APOIAM ==> SINDPD/SC; SINDTIC/SE; OLT SERPRO/BA; OLT SERPRO/RJ; OLT Dataprev/SP; OLT Datraprev/RS; OLT SERPRO/RS; SINDPD/RS }

O Que é a FNI

A FNI é o instrumento alternativo de organização e de luta que os trabalhadores de TI do Brasil estão construindo. Uma frente que defenda os interesses dos trabalhadores e independente de governos e das empresas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Relato da reunião da FNI, OLT/SP e Sindpd/SP com a direção do SERPRO em Brasília


Os sindicatos da FNI (RS, SC e diretores do Sindados/BA), a OLT SERPRO de São Paulo e o Sindpd/SP se reuniram nessa sexta-feira (26/08), em Brasília, com o diretor do SERPRO Fernando Garrido. A reunião iniciou às 10h, encerrando às 11h45min.

O primeiro tema da reunião foi sobre a redução da jornada. Os representantes da FNI relataram a ansiedade dos trabalhadores para que se abram as negociações sobre este tema, com a participação de todas as representações da categoria. A empresa reafirmou que tem interesse em tratar do assunto e que a proposta está em fase final de formulação, devendo ser indicada mesa nos próximos dias. A impressão que ficou é de que a empresa quer a redução de jornada, mas com redução salarial proporcional. A representação da FNI comentou que alternativas que tenham forte impacto de redução salarial podem frustrar as expectativas dos trabalhadores, inviabilizando os interesses da categoria e da própria empresa. Estamos no aguardo de que a mesa de negociação seja marcada o mais breve possível. 



Horas da greve e 15min intrajornada

Em relação às horas da greve e aos 15 minutos intrajornada, a representação da FNI cobrou, mais uma vez, uma resposta da empresa. O diretor Garrido falou que a empresa já tem posição de devolver os 15 minutos intrajornada para os trabalhadores que tiveram este desconto. Quem já compensou todas as horas terá direito a horas positivas. Garrido afirmou que essa posição será formalizada às representações dos trabalhadores.

Quanto aos colegas que ainda não compensaram essas horas, apesar da solicitação de algum tipo de abono ou criação de um banco de horas, a empresa informou que não pode fazer nenhum tipo de abono. Irá esperar até o final do prazo para a compensação, conforme definido na assinatura do Acordo Coletivo 2015, para avaliar a possibilidade de um aumento de prazo para compensar.








Situação financeira do SERPRO e do SERPROS

As representações da FNI deixaram claro que os trabalhadores não aceitam cortes de direitos como FCT/FCA etc. A direção da empresa disse que a situação financeira ainda é crítica devido aos atrasos dos pagamento pelos clientes, mas que ainda não tem posição fechada sobre necessidade de cortes.

Também solicitamos esclarecimentos sobre um consórcio entre o SERPRO e a DATAPREV, assunto que foi levantado por colegas nos grupos de WhatsApp. A direção da empresa esclareceu que essa questão se refere à renovação do contrato do SIGEPE.

Em relação à RECLASSIFICAÇÃO, o relato dado é de que o tema está sendo estudado internamento, mas não há prazo para realização do processo por parte do SERPRO.

A FNI ainda reforçou a posição de que o SERPROS é dos trabalhadores, ativos e assistidos, e não de um pequeno grupo. Foi ressaltada a importância de a empresa tomar as medidas necessárias para garantir a defesa do patrimônio dos verdadeiros donos do SERPROS, os trabalhadores.




1º de SETEMBRO É DIA DE MANIFESTAÇÕES NOS ESTADOS. Participe!

Nesta QUINTA-FEIRA, dia 1º de Setembro, é o Dia de Mobilização e de Assembleias nos estados contra o autoritarismo e as ilegalidades no SERPROS! Na ocasião, os sindicatos e OLTs ligadas à FNI darão um relato da reunião que aconteceu na sexta-feira (26/08) com a direção da empresa.

É hora de retomar as nossas ações, colegas do SERPRO. Não podemos ficar esperando boas notícias; sem A NOSSA AÇÃO, dificilmente elas virão.

Participe das nossas atividades em seu estado. Venha defender e lutar pelo nosso fundo de pensão! Tirem a mão do SERPROS, pois ele é dos TRABALHADORES!




OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário